Artista da cena e pesquisadora
Atriz | Performer | Dramaturga
Anticolonial - Ka'a.
SOBRE

IDYLLA SILMAROVI é artista da cena e pesquisadora. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, com pesquisa intitulada “Estratégias da arte em estado de guerrilha”.
​
Nascida na cidade de Contagem MG/Brasil, é um corpo LGBTQIA+ racializado que investiga as interseções entre a arte e o ativismo dentro das artes cênicas, principalmente no que tange o debate em torno da memória como um direito negado pelo sistema colonial em Abya Yala (Américas). Aliado à isso, sua prática e pesquisa está diretamente relacionada às lutas feministas e LGBTQIA+ racializadas.
​​
É idealizadora e diretora geral da Plataforma Ka'adela e da Zona de Encontro. Atriz do espetáculo solo GUERRILHA – experimento para tempos sombrios e CAÇADA. Além de dramaturga de diversos espetáculos que circulam no Brasil.
​​
Se movimenta em colaboração com diversos coletivos e movimentos como: Toda Deseo, Plataforma Divinas, Academia TransLiterária, dentre outros. É parceira das instituições alemãs PACT Zollverein, Mousonturm e KFW Stifftung. Também é dramaturga colaboradora do programa de Pós-Gradução em Teatro na Universidade de Bochum intitulado: Dramaturgies in the after-life of violence - Transnational theater between Global South and North.
​
Está presente em diversos festivais nacionais e internacionais com sua produção artística e intelectual.
Cria espaços autônomos de criação. Busca afundar caravelas. Se interessa em coroar travestis e derrubar monumentos coloniais. Acredita em guerrilhas.